quarta-feira, 27 de março de 2013

Tudo que é bom tem começo, meio e fim!

E posso dizer que a minha relação de amamentação teve exatamente essas 3 fases, e afirmo que agora estamos chegando ao fim dessa fase na nossa vida. ( Que eu amei, super indico e se ainda tivesse leitinho estaria dando muitooooo rs)

Nosso começo foi lindo. Durou toda a licença maternidade!
Sem nenhuma dificuldade. Claro que meu peito vazava e por algumas vezes encheu tanto que eu queria que ele mamasse mais. Ele ficou sendo alimentado unicamente pelo meu peito. Alguns dias eu precisei dar um complementinho (ninguém quer neném com fome!) mas nada que chegasse a ser um problema. 
Mas nunca, nem quando voltei a trabalhar, consegui fazer um estoque do meu leite. Na epoca da fartura do leite eu tinha uma preguiça do cão de ficar bombeando leite. Afinal, né gente, a mãe tá lá, bebê recém nascido, cansaço surreal e ainda tem q ficar concentradinha fazendo a pose da vaquinha leiteira. Tô fora!

Nosso meio posso dizer que durou dos 4, 5 meses, quando voltei ao trabalho até quando ele fez 9 meses. 
Tivemos alguns problemas técnicos no inicio. Volta ao trabalho, peito cheio, ordenhar leite no trabalho (que convenhamos dá um trabalho animal e imagino para mamães que trabalham em lugares sem estrutura para isso- o lugar tem que ser calmo e limpo, no mínimo), o Pedro não quis mamar a mamadeira, mesmo com o meu leite. Ele queria meu peito, e passou fome até eu introduzir comidinha pra ele (tudo de uma vez, como contei aqui e em tantos outros "causos" que dá pra ver aqui na lateral pelos tópicos!). 
Depois a gente se acostumou com a nova rotina e ai meu peito ficava só pra noite, depois que chegávamos em casa. Dormia mamando e mamava de madrugada. Passou varias noites na minha cama pendurado na mamãe aqui. (delícia).

O  começo do fim. 
Começou quando ele fez 9 meses. O peito já quase não enchia mais durante o dia pra mamar a noite, mas ainda tínhamos um leitinho aqui disponível.
E ai, o bonito resolveu que não ia mais dormir mamando. Talvez pelo crescimento, talvez pela secura do peito, talvez ambos, quem vai saber? 
Iniciamos uma nova fase na nossa vida, em que eu tive que me adaptar a fazer ele dormir, já que eu assumo que não sabia! Sempre fiz ele dormir no meu peito, então ele só dormia se fosse mamando, mesmo que eu tentasse nina-lo ele fazia o maior drama do Brasil até ele me convencer de que o peito era a melhor saida. 
Passamos o último mês nos adaptando, tem dia que ele ainda dorme no peito, principalmente quando está mais agitado, tem dia que ele mama na madrugada quando acorda, mas num geral isso só acontece quando eu quero. Ele não procura mais, não puxa minha blusa, não enfia a cara no meu peito. 


Ainda não chegamos ao fim propriamente dito. Mas faz 24hrs que eu não coloco ele pra mamar. 

E eu não to achando ruim. 
Acho que está acontecendo como eu sempre quis. Que fosse uma decisão dele. Tudo bem que ele pode ter parado porque cansou de mamar e ter pouquinho, mas eu não queria ficar estimulando mais o leite com chás, plasil e etc. É muito ruim pra mulher que não cuida do filho ficar com o peito cheio de leite no trabalho. Dói, vaza.... 

Tem mães que preferem estimular, ordenhar, pra nunca faltar. Mas acho que o Pedro está super forte, super alto e come comida muito bem, meu leite era só um consolo! Então pra gente, está realmente chegando ao fim!

Recomendo MUITO amamentem, amamentem, complementem quando for necessario, ele não vai largar seu peito por isso. Amamentem até os dois anos se vocês conseguirem (eu queria! rs). É uma delicia!!!!!!

Bjs 
Mafê












Nenhum comentário:

Postar um comentário